top of page
Escrivaninha

Informação completa

Buscar

SINTEPP BELÉM - RETROSPECTIVA 2022

RETROSPECTIVA SINTEPP BELÉM - LUTAMOS EM 2022 COM O CONJUNTO DE NOSSA CATEGORIA EM DEFESA DA VALORIZAÇÃO SALARIAL, RESPEITO E CONDIÇÕES DE TRABALHO




Foi um ano marcado pelas lutas contra Bolsonaro e em defesa de nossos direitos no segundo ano da prefeitura que ajudamos a eleger. Nenhuma luta foi fácil e as conquistas não foram concessão alguma.


O ano de 2022 iniciou com a luta em defesa do Piso Salarial do Magistério onde arrancamos um reajuste de 33,24% para professores e coordenadores mas ainda longe de receber o valor do piso nacional.


Também lutamos pelo realinhamento do salário dos trabalhadores não docentes ao salário mínimo nacional.


Em abril iniciamos uma greve que durou 54 dias exigindo da Semec/PMB a garantia do valor do salário mínimo nacional no vencimento, o plano de carreira unificado, formação e condições de trabalho.


A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS NÃO DOCENTES


Foi a primeira greve de merendeiras, porteiros, serviços gerais, agentes administrativos, secretários de escola, que enfrentou a intransigência e o desrespeito do governo com a luta da categoria.


O Sindicato e a categoria enfrentaram fake news, ataques verbais de que éramos “bolsonaristas”, substituição de grevistas por temporários, enfim, muitos ataques na tentativa de desmoralizar a luta e o sindicato. A greve arrancou reajuste de mais de 14% no vencimento (Jan,Jun,Ago) mas o salário ainda não está no valor do salário mínimo. O projeto de PCCR Unificado não andou, a gestão democrática está capenga e a luta pela pauta segue seus objetivos em 2023.


A greve de uma parte da categoria que unificou pelo Fórum de Lutas das Entidades o conjunto do funcionalismo se materializou em ações de rua, atos na Semec, gabinete do prefeito, Iasb, Semad, assembleias permanentes, reuniões, visitas às escolas, e muita vontade de defender e conquistar direitos. Foi uma greve que desmontou falsos discursos e testou a força da categoria que teve o salário descontado mas não desistiu até reverter os ataques da prefeitura.


SINTEPP BELÉM FOI PROPOSITIVO E AVANÇOU NA INFORMAÇÃO À BASE DA CATEGORIA


O Sintepp Belém investiu na formação sobre Gestão Democrática e PCCR. Realizou proposta de alteração na Portaria de Gestão Democrática e está construindo proposta de PCCR Unificado.


Organizou reuniões nas escolas para combater indícios de assédio moral e em defesa das reformas das mesmas. Organizou ações judiciais pelo pagamento de progressões e acompanhamos a ação dos precatórios do FUNDEF.


Pautamos as necessidades de nossa categoria pela nomeação dos concursados da Semec, o direitos ao recesso dos pss e a garantia de valorização das pessoas. Mesmo sem a diretoria sindical liberada, sem o direito à sindicalização desde 2015. E lutando pela organização do sindicato em Belém.


Investimos na informação da categoria com a construção do Portal do Sintepp Belém (www.sinteppbelem.net), a rádio Web (Rádio Sintepp Belém) do sindicato com programas via podcast e ações voltadas às notícias rápidas e urgentes.


A LUTA INDEPENDENTE DE GOVERNO E PELO FORA BOLSONARO SEGUIU FORTE NO SINTEPP BELÉM EM 2022 E O COMPROMISSO É SEGUIR LUTANDO


Enfrentamos as medidas do governo federal, junto com o Sintepp Estadual pelo Novo Fundeb e contra a PEC 32 de Reforma Administrativa e ajudamos a demitir Bolsonaro da presidência da República, inimigo da educação no país.


Foi um ano de lutas e de reafirmar o Sintepp como um sindicato independente de governo e a força ativa de nossa categoria em defesa da educação pública.


Em 2023 nosso compromisso é seguir organizando a categoria para defender direitos e ampliar conquistas


Somos contra a reforma da previdência da prefeitura que pretende aumentar alíquota de desconto, somos contrários a implementação na rede municipal dos convênios com Organizações Sociais, defendemos a escola pública. Pautaremos com muita força a gestão Democrática, o pagamento do piso para o magistério, a luta pelo pagamento do salário mínimo para não docentes, a luta por concurso público e plano de carreira unificado.


Para concretizar todas essas tarefas e fortalecer ainda mais nossa organização e luta iniciaremos o ano elegendo representantes de escolas que serão os braços políticos do sindicato em cada local de trabalho.


Obrigada à nossa categoria, parabéns ao Sintepp Belém.

Um 2023 de lutas e conquistas.


Belém-PA, 27 de dezembro de 2022

Coordenação do Sintepp Belém




123 visualizações1 comentário
bottom of page